Apenas um único pecado cometido, trouxe consigo, uma recompensa amarga a ponto de toda a humanidade sofrer por conta de sua prática. O texto de hoje trata das conseqüências do pecado, destacando o que o ser humano ganhou ao desobedecer a Deus nosso criador.
Dentre as conseqüências do pecado, podemos destacar:
-
O ser humano perde a pureza de uma vida sem pecado e passa a ter medo de Deus.
Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você? ”
E ele respondeu: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi”.
Gênesis 3:9,10
A partir do pecado da desobediência a malicia toma conta do coração humano, o homem percebe que estava nu e ao invés de ter desejo de esta perto de Deus, passa a sentir medo do seu Criador procurando esconder-se.
-
O ser humano não assume os seus erros e transfere sua culpa para os outros.
E Deus perguntou: “Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer? ”
Disse o homem: “Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi”.
O Senhor Deus perguntou então à mulher: “Que foi que você fez? ” Respondeu a mulher: “A serpente me enganou, e eu comi”.
Gênesis 3:11-13
Tanto Adão quanto Eva não assumem a culpa pelos seus pecados, eles procuram uma justificativa e colocam a culpa no outro.
-
É expulso do Jardim do Éden e da presença de Deus, morre espiritualmente.
Por isso o Senhor Deus o mandou embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado.
Depois de expulsar o homem, colocou a leste do jardim do Éden querubins e uma espada flamejante que se movia, guardando o caminho para a árvore da vida.
Gênesis 3:23,24
Deus expulsa Adão e Eva e eles não podem mais voltar, pois desobedeceram ao Senhor e perderam a comunhão com Deus.
-
Passa a morrer fisicamente.
Porque o salário do pecado é a morte,…
Romanos 6:23
Tanto a morte física quanto a morte espiritual são o pagamento pelo pecado.
-
A mulher passa a ter dores de parto e no coração deseja tomar o lugar do marido.
À mulher, ele declarou: “Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará”.
Gênesis 3:16
Para dar a luz, a mulher sente dores terríveis, colhendo em sua vida o resultado do pecado. Além disso, sofre por querer dominar o marido, por querer está por cima. Por conta do pecado se esquece de que homem e mulher precisam viver um ao lado do outro. Um auxiliando o outro.
-
A terra se torna maldita e em fadigas obtém o sustento.
E ao homem declarou: “Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida.
Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo.
Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará”.
Gênesis 3:17-19
Para o homem o castigo foi ter que dar duro dia a dia, para extrair seu alimento da terra. Todo o trabalho que o homem realiza, mesmo que seja de seu gosto, tem suas decepções e dificuldades. Até a terra passou a ser maldita por conta do pecado do homem. A natureza tem sofrido com as maldades praticadas pelo ser humano.
-
Torna-se escravo do pecado.
Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado.
João 8:34
O home passou a fazer a vontade de um coração que é dominado pelo pecado. Ele se tornou um escravo.
-
Está destinado ao inferno.
“Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.
Mateus 25:41
Essa sem dúvida é uma das piores conseqüências, pois o homem que não se arrepender de seus pecados, terá que pagar por toda a eternidade pela prática de seus pecados, em um lugar terrível que a Bíblia chama de inferno.
Após o pecado da desobediência, o ser humano adquire uma natureza escravizada pelo pecado. E vêm os frutos dessa natureza pecaminosa. O homem agora como inimigo de Deus não tem mais a verdadeira liberdade e faz tudo aquilo que seu coração corrupto deseja. Como declara o profeta Jeremias no capitulo 17 versículo 9.
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”
Não há um justo, nem um sequer!
De Adão até hoje é assim. Já nascemos condenados por sermos descendentes de pecadores, herdamos de nossos pais o “vírus” mortal do pecado. A Bíblia diz que estamos mortos em nossos delitos e pecados (Efésios 2:1). E todos sem exceção estão debaixo do poder do pecado (Romanos 3:23). E a descrição desse ser humano depois do pecado é muito triste. Veja:
“Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só.
A sua garganta é um sepulcro aberto;Com as suas línguas tratam enganosamente;Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;
Cuja boca está cheia de maldição e amargura.
Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
Em seus caminhos há destruição e miséria;
E não conheceram o caminho da paz.
Não há temor de Deus diante de seus olhos.”
Depois de tudo o que vimos percebemos porque a humanidade é tão ruim, por que sofremos tanto, porque temos um vazio em nossa alma, por que somos condenados ao inferno, porque estamos afastados de Deus e por que tantas coisas ruins acontecem. Simplesmente por que o ser humano fez a escolha errada desobedecendo a Deus que nos criou e por isso estamos colhendo o fruto dessa desobediência. Mas nem tudo está perdido, Deus por sua graça e misericórdia mandou Seu Filho amado para nos levar a comunhão com Ele novamente.
Diego Alexandre da Silva
Artigos Relacionados
0 Comentários