Predestinação e Eleição

Na Bíblia encontramos as palavras predestinação e eleição.

A palavra eleição significa:

 1. Escolha, por sufrágio, de alguém para ocupar um cargo, um posto ou desempenhar determinada função; pleito.

2. Escolha preferencial; primazia, predileção.

 A palavra predestinação significa:

1. Ato ou efeito de predestinar.

2. Determinação antecipada do destino de (algo ou alguém).

EXEMPLO: Quando alguém escreve um testamento deixando um bem para um parente, ele esta determinando o destino daquele objeto de forma antecipada.

No site http://www.palavraprudente.com.br/estudos/dw_huckabee/doutrinaforte/cap02.html,  

 diz que:

  “Ambas essas doutrinas serão consideradas juntas, pois muitas vezes se trata a eleição como um ramo da predestinação, e em outras vezes como equivalente à predestinação”. Ou seja, são palavras equivalentes. Observe:

A doutrina da predestinação é bíblica e não existe duvida sobre ela. Ela nos diz que Deus escolheu ou predestinou um povo antes da fundação do mundo para ser salvo da condenação do inferno.

É bom deixar claro que Deus não predestina pessoas para irem para o inferno. As pessoas já nascem condenadas a irem para lá por serem pecadoras, pois são descendência de Adão.

Deus, em algum momento da história, resolve mudar o destino de um povo de forma antecipada e livra esse povo dessa condenação.

Quando lemos a Bíblia percebemos que Deus tem alguns propósitos na predestinação e vamos analisar alguns deles.

Para sermos seus filhos adotados (Efésios 1:5).

“E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,”

Como sabemos o ser humano foi criado por Deus do pó da terra e o único meio de sermos filhos de Deus seria a adoção. O único filho de Deus que foi gerado foi Jesus Cristo como lemos em João 3:16 onde aparece a palavra unigênito que significa único gerado. Nós através de Jesus nos tornamos filhos de Deus como esta registrado em João 1:12. O único meio pelo qual podemos chamar Deus de pai é através de Jesus.

 Para sermos conforme a imagem de Jesus (Romanos 8:29).

“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”

Sabemos que para nós segundo nossa capacidade seria impossível sermos conforme a imagem de Jesus, mas Deus sendo rico em misericórdia proporcionará isso para o seu povo lhe dando acesso a presença de Deus onde Jesus está.

 Para andarmos nas boas obras (Efésios 2:10).

“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”

Andar em boas obras é cumprir a vontade de Deus é fazer aquilo que ele diz em sua palavra.

Para sermos para o louvor de sua glória (Efésios 1:12).

“Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo;”
O fato de sermos escolhidos e salvos por Deus já é um motivo de louvar e exaltar a glória de Deus. Pois ele com todo o poder que possui proporcionara a esse povo algo que seria impossível, chegar ao céu.  Um povo rebelde, desobediente e morto em seus pecados agora pode ter a esperança da salvação.

Para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor (Efésios 1:4).

“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;”

Ser santo é ser separado do das práticas erradas do mundo, é ser consagrado a Deus. Ser santo é viver de forma irrepreensível diante de Deus.

Para a salvação (II Timóteo 1:9)

“Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;”

Como podemos ver no inicio Deus predestinou um povo para a salvação ele resgata esse povo e lhe dá um novo destino. E o mais interessante é que não foi segundo nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça.

Existem duas principais linhas de pensamento sobre a predestinação.

O arminianismo e o calvinismo.

Arminianismo

No arminianismo, a predestinação ou eleição é condicional, ou seja, existe uma condição. Acredita-se que Deus elegeu àqueles a quem “pré-conheceu”, sabendo que aceitariam a salvação, de modo que o pré-conhecimento [de Deus] estava baseado na condição estabelecida pelo homem”.

Ou seja eles usam o texto de 1 Pedro capitulo 1 versículo 2 que diz “eleitos, segundo a presciência de Deus pai,…” para afirmar que Deus antes da fundação do mundo olhou para o futuro e resolveu escolher aqueles que se decidiram ou se decidiriam por ele. Por isso os arminianos dizem que é condicional é preciso que o desejo parta primeiramente do homem e depois Deus elege.

Para mim existe um grande problema em se crer assim, pois, o texto só diz que Deus é presciente e que conhece todas as coisas, mas não fala em nenhum momento sobre essa condição, de que Deus nos escolheu por que escolhemos a ele primeiro. Muito pelo contrário a Bíblia mostra em II Timóteo 1:9 que Deus nos escolheu ou nos salvou, “não segundo as nossas obras, mas segundo o seu propósito e graça” ou seja, a base para a escolha não foi algo que partiu de nós mas foi segundo o propósito de sua graça ou como esta escrito em Efésios 1:5 “nos predestinou para ele,…, segundo o beneplácito de sua vontade,”

Se para ser um eleito o ser humano tivesse a condição de escolher a Deus primeiro, aí não seria graça seria merecimento, de forma que esse pensamento vai contrário ao que a Bíblia ensina que somos salvos pela graça conforme Efésios 2: 8 e 9.

Calvinismo

No calvinismo a eleição ou predestinação é incondicional. “O calvinismo sustenta que o pré-conhecimento de Deus está baseado no propósito ou no plano de Deus, de modo que a eleição não está baseada em alguma condição imaginária inventada pelo homem, mas resulta da livre vontade do Criador à parte de qualquer obra de fé do homem espiritualmente morto”.

A Bíblia não mostra em nenhum lugar uma condição para a eleição. Como vimos acima ela esta baseada simplesmente no propósito ou no plano de Deus e resulta de sua livre vontade. Quando Deus em sua presciência observou toda humanidade durante toda a história, viu todos na mesma condição de pecadores, mortos em seus delitos e pecados, condenados e caminhando em direção ao inferno e inimigos de dele por natureza.

SITES CONSULTADOS:

http://www.monergismo.com/

http://www.palavraprudente.com.br/estudos/dw_huckabee/doutrinaforte/cap02.html

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