A perseverança dos santos, é uma doutrina Bíblica, que diz se um cristão pode, ou não, perder a salvação. A depender da base doutrinária que uma pessoa tem, a crença quanto a esse assunto pode variar.
Um cristão pode perder a salvação?
Antes de darmos uma resposta concreta, precisaremos dar uma olhada bem detalhada, nos textos que a Bíblia apresenta sobre esse assunto.
O verdadeiro Cristão, é ovelha de Cristo!
O primeiro texto está no evangelho de João capitulo 10 de 26 a 30 onde Jesus esta conversando com alguns judeus, observe:
“Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito.
As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
Meu Pai, que, mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.
Eu e o Pai somos um.”
A primeira coisa que observamos, é que só crê no evangelho e em Jesus Cristo, aquele que é sua ovelha. Sabemos que Deus escolheu um povo e o predestinou para a salvação; esse povo é aquele que irá ouvir o chamado de Jesus e crerão em sua palavra. Jesus disse que ele dá a vida eterna para suas ovelhas. Vemos a segurança que essa ovelha tem, quando Jesus afirma que nunca irão perecer e que ninguém as arrebatará da mão dele. Podemos confirmar neste versículo que, se alguém é um crente verdadeiro, se é ovelha de Jesus, esse não pode perder a salvação, pois essa salvação não está baseada na vontade do homem, mas em Deus. Veja que Jesus reforça dizendo: “Meu Pai, que, mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.”
Não existe garantia maior de salvação do que esta.
Quem vai até Cristo, nunca será jogado fora!
Vamos analisar o segundo texto também no evangelho de João 6 de 37 a 40:
“Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.
Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.”
Deus escolhe o seu povo e entrega esse povo ao seu Filho Jesus. Esse povo por ser de Deus vai até Jesus e Jesus diz que esse povo jamais será lançado fora. Jesus afirma que a vontade de Deus é que nenhum de seus escolhidos se percam e ainda dá a garantia de que todo aquele que crê no filho tem a vida eterna e será ressuscitado no último no último dia.
Os nomes dos Salvos estão no livro da vida!
O terceiro texto nos dá outra garantia de que os nomes dos salvos já estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo. Sabemos que só serão salvos aqueles que possuem seus nomes escritos nesse livro. Podemos conferir isso lendo o texto de Apocalipse 17:8:
“A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, ainda que é.”
Muitos podem até alegar que existem pessoas que entram nas igrejas, se batizam e depois abandonam a fé vivendo em pecado como antes. A bíblia fala deste tipo de pessoa que parece ser um cristão verdadeiro, mas não é. Na primeira carta de João 2, 18 e 19 está escrito:
“Filhinhos, esta é a última hora; e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora.
Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.”
João afirma que se essas pessoas saíram do nosso meio e voltaram a praticar coisas inconvenientes, simplesmente por que não eram cristãos verdadeiros.
Se o Justo cair não ficará prostrado!
Vale destacar também, que a bíblia mostra que pode acontecer de o justo cair em sua caminhada quando comete algum pecado, mas isso não significa que seja um falso, pode ser que Deus permita isso acontecer para trabalhar seu caráter, o que nos dá alegria e confiança, é saber que mesmo que o cristão verdadeiro caia em pecado, ele não permanecerá nessa situação, pois Deus o levanta de novo. Veja:
“Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal.”
Provérbios 24:16
“Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho.
Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão.”
Um crente verdadeiro não perde a salvação porque ela é garantida por Deus e tem como base o sacrifício feito por Jesus na cruz. Não é por obras praticadas por nós, mas sim por graça, como já conferimos. Mas muitos até podem dizer:
“se a salvação não está baseada no que eu faço, então posso pecar à vontade, pois não posso perder a salvação”.
Esse pensamento está totalmente equivocado, pois a Bíblia diz:
“Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça.
Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça.
E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma!”
Como vimos, não podemos viver no pecado só porque a salvação é garantida. Pelo contrário, o verdadeiro salvo terá prazer em viver em santidade agradando a Deus com suas ações e fazendo a vontade de Deus, manifestando em sua vida os frutos do Espírito Santo.
Sendo assim, fica fácil responder a pergunta lá do inicio. E a resposta é muito simples: não, um crente não pode perder a salvação. Isso por que:
1 – A salvação não está baseada nas obras que praticamos.
2 – A salvação é garantida pelo sacrifício de Cristo na cruz do calvário.
3 – Deus foi quem escolheu um povo que é exclusivamente seu.
4 – Foi Deus que encaminhou esse povo a Jesus e ninguém desse povo será tirado de suas mãos.
5 – Temos a garantia de que o crente em Jesus será ressuscitado por ele no último dia.
6 – E temos a certeza de que nada poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
“Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”
Romanos 8:38,39
Como podemos ver, a perseverança dos santos, não tem como base a capacidade humana, mas sim, o sacrifício que Cristo fez na cruz. Nosso coração deve se alegrar, por termos a garantia de salvação. Não por que merecemos, mas por conta da graça de Cristo.
Artigos Relacionados
0 Comentários