No terceiro dia após sua morte, Jesus fez o que para nós seria impossível. Ele ressuscitou. Sua ressurreição trouxe a esperança de vida eterna.
Jesus cumpriu dessa forma, o que havia dito aos seus discípulos, que havia de ressuscitar ao terceiro dia. Deixou muitos surpresos com tamanho poder ao vencer a morte.
Até hoje esse fato intriga diversas pessoas em todo o mundo. Algumas por não acreditarem nesse acontecimento, fazem pouco caso do relato bíblico e chegam a dizer que isso não passa de fábula. O certo é que, o ser humano sempre quis ter o poder de vencer a morte, pois quando nos deparamos com ela, percebemos o quão impotentes somos diante dela e ficamos sem ter opção a não ser aceitar o fim.
Quando falamos de ressurreição falamos de alguém que foi declarado morto e consegue reviver. Podemos dizer que nos hospitais hoje, isso acontece até com certa freqüência, quando médicos conseguem trazer de volta à vida alguém que perdeu os sinais vitais, mas é claro quando se passou pouco tempo de falta desses sinais. No caso de Jesus, foram três dias.
Na Bíblia temos alguns registros de pessoas que ressuscitaram.
No Antigo Testamento temos três relatos:
1 – O primeiro no livro de 1 Reis 17: 20-22, temos a ressurreição do filho da viúva de serepta depois da oração de Elias.
2 – O segundo em 2 Reis 4:32-35, o filho da Sunamita que volta à vida, depois que Eliseu faz uma oração.
3 – O terceiro ainda em 2 Reis 13:20-21, vemos o ressurgimento do defunto que caiu sobre os ossos de Eliseu.
No Novo Testamento temos mais sete relatos de ressurreição:
1 – O primeiro no livro de Marcos 5:21-43, a filha de Jairo reviveu depois que Jesus a manda levantar.
2 – O segundo caso está em Lucas 7:11-15, quando Jesus chama de volta à vida o filho da viúva de Naim.
3 – O terceiro em João 11:1-45, a ressurreição de Lázaro. Depois de uma oração, Jesus o chama para fora do túmulo. Lázaro já estava morto há quatro dias.
4 – O quarto em Mateus 27:52, no dia da morte de Jesus muitos que estavam mortos, foram ressuscitados.
5 – O quinto relato está em Atos 9:36-40, a ressurreição de Tabita depois da oração de Pedro.
6 – O sexto em Atos 20:9-12, o jovem Êutico voltou à vida, após a oração de Paulo.
7 – E o sétimo em Mateus 28/Marcos 16/Lucas 24/João 20, que é a ressurreição de Jesus pelo Espírito.
Em todos esses casos vemos o poder de Deus em ação realizando um milagre impossível para nós, seres tão fracos.
As provas da Ressurreição de Jesus
A ressurreição é fortemente defendida pelo apóstolo Paulo na primeira epístola aos Coríntios no capitulo 15. Veja o que ele diz:
“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras; que apareceu a Cefas, e depois aos doze; depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormiram; depois apareceu a Tiago, então a todos os apóstolos; e por derradeiro de todos apareceu também a mim, como a um abortivo.”
Observe que Paulo usa do fato de existirem na época que ele escreveu testemunhas oculares da ressurreição. Inclusive ele próprio como prova desse acontecimento. O testemunho de quinhentas pessoas sem duvida tem um peso muito grande, quando se trata de afirmar se algo é verídico ou não. E o próprio Paulo conversou com muitas das quais estavam ainda vivas. Ele se deparou pessoalmente com Jesus ressuscitado e isso não deixa dúvidas quanto à sua veracidade.
Alguns duvidavam desse acontecimento!
Mas, nem todos estavam tão certos e convictos desse acontecimento. Tanto que Paulo diz no mesmo capítulo no versículo 12:
“Ora, se prega que Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, como dizem alguns entre vós que não há ressurreição de mortos?”
Alguns irmãos estavam com essa idéia errada sobre a ressurreição e Paulo trata de resolver o assunto mostrando os problemas que teríamos se não houvesse ressurreição. Vejamos alguns:
1 – Versículo 13, “Mas se não há ressurreição de mortos, também Cristo não foi ressuscitado”
2 – Versículo 14, “E, se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.”
3 – Versículo 15, “E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou se, na verdade, os mortos não são ressuscitados.”
4 – Versículo 17, “E, se Cristo não foi ressuscitado, é vã a vossa fé, e ainda estais nos vossos pecados.”
5 – Versículo 18, “Logo, também os que dormiram em Cristo estão perdidos.”
6 – Versículo 19, “Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima.”
Observamos como é serio se afirmar que não há ressurreição. A ponto de se torna vã a nossa pregação e a nossa fé. Imagina, seriamos os seres mais dignos de lástima se esperássemos em Cristo apenas para esta vida. Paulo diz algo que é muito pratico no versículo 32,
“… Se os mortos não são ressuscitados, comamos e bebamos, porque amanhã morreremos.”
Isso é muito claro, se não houver ressurreição só temos essa vida e não temos mais o que esperar. Morreu, acabou.
A esperança vindoura
Para todos os que crêem na Bíblia como palavra revelada de Deus, a ressurreição é um fato e por ser assim, uma grande esperança para todos. O apostolo Paulo nos fala do que vai acontecer com os que dormem em Cristo e com todos os cristãos que estiverem vivos na volta de Jesus.
No versículo 51 e 52 do capitulo 15 de 1 aos Coríntios Paulo diz:
“Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.”
A promessa que temos é que os mortos serão ressuscitados com um corpo glorioso e os que estiverem vivos receberão novos corpos. Corpos que não terão pecado. Um corpo incorruptível onde não teremos mais o domínio do pecado em nossos membros.
Será, sem dúvida, um dia muito especial onde todos os que morreram em Cristo serão chamados de volta à vida e aqueles que aguardam sua volta, verá concretizada a promessa que Jesus fez quando esteve aqui pela primeira vez.
Sendo assim para nós Cristãos que cremos na palavra de Deus como verdade infalível, temos que aguardar com alegria esse dia que será maravilhoso e poderemos viver de forma tranqüila, sabendo que se morrermos iremos esperar o chamado de Jesus no dia de sua volta.
Glória a Deus! Pois, Jesus Ressuscitou.
Diego Alexandre da Silva
Artigos Relacionados
0 Comentários