Para entendermos o que é o pecado iremos analisar o seu significado. Segundo o dicionário do Google, pecado significa:
1.violação de um preceito religioso.
2.p.ext. desobediência a qualquer norma ou preceito; falta, erro.
Já o site Wikipédia, define pecado da seguinte forma:
- O termo pecado é comumente utilizado em contexto religioso para descrever qualquer desobediência à vontade de Deus; em especial, qualquer desconsideração deliberada de leis divinas. No hebraico e no grego comum, as formas verbais significam “errar”, no sentido de errar ou não atingir um alvo, ideal ou padrão. Em latim, o termo é vertido por peccátu. Na própria Bíblia é dada a especificação de pecado no livro de I João 3 versículo 4 que diz:
- “Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.“
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pecado
O pecado entrou na humanidade quando os primeiros seres humanos foram desobedientes a uma lei que Deus havia estabelecido no jardim do Éden. Em Gênesis 2 de 15 a 17 vemos esse relato, observe o texto:
“O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.
E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim,
mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá.””
Existia apenas uma lei!
Como vimos à humanidade tinha apenas uma lei que não podiam quebrar. Que era não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Mas, por incrível que pareça, o homem transgrediu essa única lei. Primeiramente Eva foi iludida pela serpente e depois Adão também comeu desse fruto proibido. Algumas pessoas pensam e até ensinam errado, achando que o fruto era uma maça. Mas, isso não é verdade, o fruto era o da árvore do conhecimento do bem e do mal e não de uma macieira. Outros acham que o fruto proibido foi à prática do sexo, mas não foi a prática do sexo, pois está escrito em Gênesis 1:27,28:
“Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra.””
Observou que Deus disse a Adão e Eva “sejam férteis e multipliquem-se”? Para isso acontecer é obvio que precisava existir a prática do sexo entre os dois.
O pecado da desobediência.
Na verdade, o pecado de Adão e Eva foi o da desobediência. Por darem mais crédito a serpente que só disse mentiras.
Eles não levaram em conta o que Deus havia dito, que se eles comessem daquele fruto, se cometessem o pecado de desobedecer a Lei que Deus havia fixado, iriam morrer. Infelizmente foi isso mesmo o que aconteceu. Eles perderam a comunhão com o criador e consequentemente morreram fisicamente.
Para nós fica uma grande lição. Não podemos desobedecer à lei de Deus, precisamos dar valor a palavra do Senhor, pois ela é a verdade. Deus é santo e é necessário que sejamos santos também para termos comunhão com ele.
Diego Alexandre da Silva
Artigos Relacionados
0 Comentários