O cristão é caracterizado, por viver de forma semelhante à de Cristo. É preciso estar atento às características de um verdadeiro cristão. A bíblia diz que se estamos em Cristo, somos uma nova criatura, as coisas velhas passaram e tudo se fez novo (2 Coríntios 5:17).
Texto base:
“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.”
Mateus 7: de 15 a 23.
Hoje em nossas igrejas, existe um grande número de pessoas que se apresentam como cristãs. Mas suas praticas muitas vezes não condizem com aquilo que professam. Entendemos que um cristão verdadeiro pode até cair no erro do pecado, mas não é prazer dele continuar no erro, ele se arrepende e continua a caminhada rumo ao céu. Mesmo assim, precisamos entender que um cristão verdadeiro possui algumas características que o distingue de um falso cristão. Vamos analisar na Bíblia, algumas dessas características:
Um verdadeiro cristão:
1 – Busca o Reino de Deus em Primeiro lugar.
“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
Mateus 6:33.
Significa dar prioridade as coisas de Deus. A vontade primaria de um cristão é fazer a vontade daquele que o chamou das trevas para a luz.
2 – O Cristão ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.”
“E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
Mateus 22:37 e 39.
Sem dúvida é o resumo dos 10 mandamentos, amar a Deus sobre todas as coisas é ter Deus como Senhor da vida, é Deus reinando no trono do coração. É como o Paulo disse:
“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.”
Amar ao próximo significa viver em paz com todos, buscando o bem daqueles que estão à nossa volta. Independente de reconhecimento ou gratidão.
3 – Guarda os mandamentos do Senhor.
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.”
João 14:21.
O amor a Deus é comprovado no cumprimento de seus mandamentos. Para o verdadeiro cristão viver os mandamentos do Senhor não é uma obrigação ou constrangimento, mas um prazer.
4 – O Cristão não olha para trás.
“E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.”
Lucas 9:62.
Infelizmente um cristão verdadeiro passa por essa tentação de olhar para a vida que tinha antes. Mas não é da vontade de Deus que vivamos com saudade ou com vontade de voltar a antiga vida. Precisamos olhar para frente sabendo que Deus tem o melhor para nós.
“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”
5 – Fala a verdade.
“Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.”
Mateus 5:37.
Ilustração do boi que voava
“Um pastor estava em seu gabinete trabalhando. Ele tinha a fama de ser um homem ingênuo – um homem que acreditava em tudo. Sabendo disso, certo membro da igreja, querendo zombar da sua ingenuidade, entrou apressadamente na sala do pastor e disse: – Pastor vem rápido! Aqui na janela! Olha só! O pastor perguntou: – O que foi? – Vem ver! Vem ver! Tem um boi voando! “Disse aquele jovem.
O pastor se levantou da sua mesa, foi até a janela, ficou olhando para o céu e dizendo: – Cadê? Cadê o boi voando? Enquanto isso, aquele cristão, morrendo de rir, falava: – Ah…..Pastor! Como o senhor é ingênuo! Como é que o senhor acredita num negócio desse? O senhor acredita em tudo o que ouve? Onde já se viu um boi voar? Como o senhor pôde ter acreditado nisso? Então o pastor disse: – Meu filho, eu prefiro acreditar que é mais fácil um boi voar do que um cristão mentir! Eu preferi acreditar em você! E o cristão, envergonhado, abaixou a cabeça.”
“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.”
João 8:44.
“Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.”
Apocalipse 21:8.
6 – Nega-se a si mesmo.
“E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.”
Marcos 8:34.
Negar a sí mesmo é deixar de fazer a própria vontade e fazer a vontade de Deus. Jesus deixou o exemplo quando fez a seguinte oração:
“Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: Meu Pai se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”.
Tomar a cruz é assumir o compromisso de servir a Deus, mesmo com todas as dificuldades que se apresentam no caminho.
Jesus disse:
“E, por causa do meu Nome, sereis odiados de todos. Contudo, aquele que permanecer firme até o fim será salvo.”
Mateus 10:22.
Como diz a letra de uma música do Grupo Logos:
Tomar a cruz não é carregar
Um peso, um fardo ou uma enfermidade que chegar
Mesmo que chegar
Tomar a cruz é testemunhar,
Mesmo que o mundo inteiro
Venha contestar.
Tome a cruz…
Paulo César
Conclusão:
Depois de tudo que vimos acima, nós podemos analisar nossas vidas e nos perguntar: será que eu tenho essas características? Será que os frutos que tenho produzido são frutos de um verdadeiro cristão? Se as respostas a essas perguntas forem não, precisamos concertar as nossas vidas, para que no dia da volta do Senhor Jesus possamos ouvir a frase:
“Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;”
Mateus 25:34.
Artigos Relacionados
3 Comentários
olá!
na verdade, gostei do desenvolvimento do tema, e foi bem proveitosa
Graça e Paz!
valeu.
Boa referência