Características do Falso e do Verdadeiro Evangelho

Em meio a tantas igrejas e tantos pregadores, é necessário fazermos uma análise de tudo para podermos saber se o que temos visto e ouvido é o verdadeiro evangelho ou não. Para isso precisamos conhecer quais são as características do falso e do verdadeiro evangelho.

Texto base:

Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos),
E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia:
Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo,
O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai,
Ao qual seja dada glória para todo o sempre. Amém.
Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;
O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.
Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.
Gálatas 1:1-10

CARACTERÍSTICAS DO FALSO EVANGELHO

Engrandece o homem (Antropocêntrico)

O falso evangelho possui uma mensagem antropocêntrica, ou seja, uma mensagem voltada para o homem. Seu objetivo é encher o ego do ser humano lhe mostrando que pode conquistar tudo e que na caminhada com Jesus tudo é uma maravilha sem a existência de dificuldades ou problemas. Na Bíblia vemos que todas as coisas são lícitas, mas nem tudo convém. O verdadeiro evangelho não apresenta a vontade do homem como referencia, mas sim a vontade de Deus.

 Teologia da prosperidade

Nesse fajuto evangelho a teologia da prosperidade está em destaque. Nessa teologia não existe lugar para pessoas pobres, todos precisam adquirir riquezas. Nesse tipo de teologia os falsos pastores sugam o rebanho tentando tirar até o ultimo centavo dos fiéis. Dizem ainda que se alguém não tem riqueza é porque esta em pecado. Devemos deixar claro que não há problemas em ser rico, o problema é quando o dinheiro se torna um deus, que passa a dominar aquele que ama o dinheiro a ponto de se envolver com coisas erradas para poder adquiri-lo.

“pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.”
1 Timóteo 6:10.

Baseia-se em falsas revelações

Quantas pessoas que seguem esse falso evangelho têm sido enganadas, por acreditarem em tudo o que se ouve. Muitas vezes alguém diz que Deus está falando isso ou aquilo e na verdade não tem nada de Deus na história. Certa vez, um homem ouviu um pastor dizer: “abra um comércio nesse povoado, pois recebi uma revelação que será um sucesso o seu empreendimento, o homem que ouvia a revelação montou o comércio e dentro de pouco tempo teve que fechá-lo, pois não estava vendendo o suficiente.” A revelação quando vem de Deus ela se cumpre.

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO EVANGELHO

Baseia-se unicamente na palavra de Deus

Jesus mesmo disse:

“Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade”.
João17: 17.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”
2 Timóteo 3:16,17.

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.”
Hebreus 4:12.

Deus para se comunicar conosco pode se utilizar de todos os meios. Inclusive já utilizou até a jumenta de Balaão, mas precisamos saber discernir se o que ouvimos é ou não de Deus. Sem dúvida a palavra dele é o caminho mais certo.

É teocêntrico

Deus é o centro da mensagem e não o homem. A vontade de Deus é a prioridade e não a vontade do homem.

Revela a situação real do homem

O verdadeiro evangelho mostra a situação de pecado em que o homem se encontra

“pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,”
Romanos 3:23.

Mostra a realidade da vida

Ele mostra ao ser humano que neste mundo teremos aflições, mas temos que ter bom ânimo, pois Jesus venceu o mundo. Não fica prometendo mentiras.

Aponta para Jesus

Jesus é a solução para o problema do homem.

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”
Atos 4:12

CONCLUSÃO

Por tudo o que vimos, precisamos fazer uma análise em nossos corações pra ver se estamos vivendo o verdadeiro evangelho. Precisamos saber se estamos preparados para refutar o falso evangelho.

Devemos agir de forma a propagar o verdadeiro evangelho para aqueles que não conhecem a verdade.

O evangelho é a boa noticia de salvação para aquele que sabe que é pecador e que está condenado ao inferno.

“Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.”
Romanos 1:16.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *