O chamado

Todos nós em algum momento da vida, já fomos chamados. Geralmente esse chamado veio, quando precisamos estar atento para algo muito importante. Dentro de sua palavra, Deus nos mostra que existe pelo menos dois tipos de chamados. Eles podem ser compreendidos de duas formas:

O chamado exterior e o chamado interior.

Um chamado exterior.

Esse tipo de chamado é para todos os que ouvem o evangelho.

Por exemplo:

Em Mateus 11:28, temos o convite de Jesus para todos de forma geral, veja o convite:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.

Observe que todos os que ouvirem esse convite poderão aceitar e ir em direção a Cristo para receberem o alivio de Deus. Esse convite é para todos e é exterior.

Já em Marcos 16:15 temos uma ordem de Jesus para pregarmos o evangelho para toda criatura, observe:

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”.

Nesse versículo podemos ver, que o evangelho deve ser anunciado a todas as pessoas.
Todos irão ouvir a chamada para o arrependimento.

Uma coisa que podemos perceber, é que essa chamada exterior pode ser ignorada. Pois muitos dos que ouvem o convite de Jesus e a chamada para uma nova vida, simplesmente se recusam a atender o convite.

Um chamado interior que é eficaz.

Esse chamado é feito de forma especial dentro da mente humana lá em seu interior. O ser humano ao receber esse convite, não resiste, e atende a essa chamada. É operada pelo Espírito Santo, que convence o homem “do pecado, da justiça e do juízo”, como está escrito em João 16:8.

É feita de uma forma que o homem que é predestinado e convencido de que é pecador, atende a chamada, recebe a fé para a salvação e se torna filho de Deus.

“A vocação eficaz” (ou chamada eficaz) é o titulo do capitulo 10 da confissão de Westminster. Esse capitulo começa dizendo:

  1. Todos aqueles que Deus predestinou para a vida, e só esses, é ele servido, no tempo por ele determinado e aceito, chamar eficazmente pela sua palavra e pelo seu Espírito, tirando-os por Jesus Cristo daquele estado de pecado e morte em que estão por natureza, e transpondo-os para a graça e salvação. Isto ele o faz, iluminando os seus entendimentos espiritualmente a fim de compreenderem as coisas de Deus para a salvação, tirando-lhes os seus corações de pedra e dando lhes corações de carne, renovando as suas vontades e determinando-as pela sua onipotência para aquilo que é bom e atraindo-os eficazmente a Jesus Cristo, mas de maneira que eles vêm mui livremente, sendo para isso dispostos pela sua graça.

Quando entendemos isso percebemos por que alguns que ouvem o evangelho recusam o convite e outros o aceitam. Só pode atender ao convite aquele que foi chamado de forma externa pela pregação da palavra e de forma interna, quando é convencido pelo Espírito Santo de Deus.

Sendo assim, podemos destacar:

  1. Todos irão ouvir o chamado exterior. Como diz Mateus 24:14.

E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

  1. Poucos ouvirão o chamado interior ou a chamada eficaz. Veja Mateus 22:14

Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

  1. O chamado exterior pode ser ignorado. Observe João 5:40:

E não quereis vir a mim para terdes vida.

  1. O chamado eficaz ou interior não pode ser ignorado. Pois Deus já comprou um povo escolhido, que é sua propriedade particular.

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
1 Coríntios 6:19,20

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
1 Pedro 2:9

A chamada eficaz ou interior faz parte do processo de salvação. E todos aqueles que foram predestinados e eleitos por Deus, irão ouvir esse chamado e atender, pois estão inclusos nos planos de Deus. Da próxima vez que você observar alguém rejeitando o convite do evangelho pode ter certeza que essa pessoa ainda não ouviu a chamada interior. Mas quando você vê alguém que ouve o evangelho e atende o convite, existe uma grande chance de ter ouvido a chamada eficaz. Só os que foram chamados de forma eficaz é que irão perseverar até o fim.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *